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- 21 2002-2012
Aceitamos, como princípio, que não são apenas os gestores e professores os responsáveis por garantir uma educação de qualidade aos sujeitos aprendizes: inspetores, merendeiras, profissionais da limpeza, secretários, zeladores, compõem a escola e devem estar envolvidos em processos formativos.
Toda jornada educativa precisa da participação coletiva e colaborativa dos profissionais que trabalham na escola, e valorizar essas pessoas, suas histórias e narrativas têm um efeito importante em seus modos de ser e estar na relação com os colegas, com os estudantes e suas famílias.
Ouvir, resgatar experiências, valorizar saberes e investir em posturas profissionais, são ações necessárias para que possam construir uma imagem positiva de si e apoiar a construção de uma cultura e um clima escolar favorável à aprendizagem e ao bom atendimento de todos.
A escola é feita de pessoas e os atravessamentos que nela ocorrem são inerentes à condição humana. Nesse sentido, temas como: comunicação Não-Violenta, projeto de vida, liderança, educação emocional e protocolos específicos de trabalho, podem colaborar para que os conflitos do cotidiano sejam vividos com base em ações mais ponderadas e profissionais. Isso, além de impactar os processos de trabalho, ainda servem de aporte para a ascensão da pessoa.